QUEM SOMOS

Nossa missão

Promover a troca de experiências acadêmicas, profissionais e culturais, entre os politécnicos e os alunos estrangeiros.

Nossos Valores

- Vontade de conhecer novas culturas

- Senso de equipe e igualdade de voz

- Proatividade e comprometimento

- Diversidade

Atuação

O Escritório Politécnico Internacional (iPoli) é uma instituição sem fins lucrativos que se propõe a representar todos os interessados da comunidade politécnica em criar uma rede de relacionamento internacional, cultural e profissional, que contribua com o sucesso das atividades internacionais da Escola Politécnica da USP (Poli) e de seus engenheiros. O grupo também tem interesse em desenvolver relações e parcerias com iniciativas de outros institutos e de outras universidades.

Dúvidas sobre a iPoli

Os eventos são abertos ao público?


Sim! Nossos eventos são abertos para todos (brasileiros ou intercambistas de outros institutos) que tiverem interesse de conhecer melhor o grupo ou outras culturas. Fique de olho nas nossas redes socias, pois postamos os eventos lá. Em alguns, é necessário realizar inscrição, então entre em contato conosco caso queira participar.
Saiba mais sobre os eventos na página de Projetos.




O que é e quando ocorre a SiPoli - Semana Internacional da Poli?


A Semana Internacional da Poli costuma ocorrer entre os meses de maio e junho. Nela, são organizadas várias palestras e eventos para os alunos da Poli se familiarizarem com programas de intercâmbio. É o momento ideal para tirar suas dúvidas e conhecer todas as oportunidades que a Poli e a USP oferecem.




O que o grupo faz?


A iPoli presta suporte tanto aos estrangeiros em regime de intercâmbio na Poli, quanto aos politécnicos que estudam, ou almejam estudar, no exterior. Aos brasileiros destacam-se a organização de palestras com diretores, professores e alunos das instituições estrangeiras que possuem acordos com a Escola Politécnica, o acompanhamento e a divulgação dos processos seletivos dessas instituições para a comunidade. Já em relação aos intercambistas estrangeiros, a iPoli os acompanha antes mesmo de chegarem ao Brasil, fornecendo informações e esclarecendo as dúvidas e preparativos. E aqui, recepcionando-os, indicando locais para se instalarem, ajudando com a língua portuguesa, além de realizar diversos eventos culturais, facilitando ao máximo a adaptação ao novo país.
Saiba mais nas páginas Quem Somos e Projetos.




O que é a iPoli?


O Escritório Politécnico Internacional (iPoli) é uma instituição sem fins lucrativos que se propõe a representar todos os interessados da comunidade politécnica em criar uma rede de relacionamento internacional, cultural e profissional, que contribua com o sucesso das atividades internacionais da Escola Politécninca da USP (Poli) e de seus engenheiros. Saiba mais na página Quem Somos.




A iPoli interfere nos processos seletivos de intercâmbio?


Não! A iPoli, assim como qualquer outro grupo de extensão, não tem qualquer influência sobre os processos seletivos de intercâmbio. Não ajudamos a selecionar os candidatos e nossos membros não recebem vantagem ou informações privilegiadas.





A iPoli presta suporte tanto aos estrangeiros em regime de intercâmbio na Poli, quanto aos politécnicos que estudam, ou almejam estudar, no exterior. Aos brasileiros destacam-se a organização de palestras com diretores, professores e alunos das instituições estrangeiras que possuem acordos com a Escola Politécnica, o acompanhamento e a divulgação dos processos seletivos dessas instituições para a comunidade. Já em relação aos intercambistas estrangeiros, a iPoli os acompanha antes mesmo de chegarem ao Brasil, fornecendo informações e esclarecendo as dúvidas e preparativos. E aqui, recepcionando-os, indicando locais para se instalarem, ajudando com a língua portuguesa, além de realizar diversos eventos culturais. Facilitando ao máximo a adaptação ao novo país.

O Escritório Politécnico Internacional também apoia e auxilia a diretoria da Poli sempre que necessário, durante visitas de grupos de outros países, reuniões com representantes de universidades estrangeiras  ou assembleias de associações internacionais.

História e estrutura atual

A iPoli foi fundada por um grupo de politécnicos que voltaram de intercâmbios realizados na França, na Itália, e na Alemanha. Esses alunos foram muito bem recebidos pelos estudantes das faculdades do exterior e com a ideia de prover o mesmo tratamento para os nossos visitantes, criou-se a iPoli em 22 de Agosto de 2006 (data da primeira reunião).

Atualmente, o grupo possui mais de 20 membros ativos, divididos em 3 áreas de atuação: Comunicação e Marketing, Administração de Recursos e Secretaria. Recebe mais de 100 intercambistas anualmente e realiza diversos projetos e eventos semestrais. Você tem interesse em participar da iPoli? Entre em contato e siga nossas redes sociais, os processos seletivos são divulgados lá.